segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação no Agrupamento de Escolas Gil Paes.
No Jardim de Infância de Tufeiras os alunos assistiram a um teatro de fantoches “As Frutas”, cantaram a canção dos “Alimentos”, aprenderam a pôr a mesa através de um jogo e lancharam um lanche saudável com espetada de frutas, pão com manteiga e doce de morango e sumo de laranja.
Os Pais e Encarregados de Educação colaboraram com o envio de frutas e no final do dia, cada criança levou para casa uma mensagem sobre os alimentos saudáveis.
No Centro Escolar de Serra de Aire os alunos desenvolveram vários trabalhos em cada sala de aula e, de acordo com o ano de escolaridade, tais como: elaboração de cartazes apelando a uma alimentação equilibrada e saudável; reflexões conjuntas sobre os hábitos alimentares diários; pintura de desenhos de diversos alimentos; construção de uma roda de alimentos; crucigramas; pesquisa e escrita de provérbios relacionados com hábitos alimentares e visualização e exploração das histórias: Lagartinha Comilona, de Eric Carle, e a obra Sopa Verde, de Chico.
Na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Manuel de Figueiredo à semelhança do ano transato deu-se especial atenção à importância da fruta na nossa alimentação. No polivalente estiveram em exposição cartazes informativos, uma roda dos alimentos em três dimensões e em projecção contínua em ecrã uma apresentação sobre a fruta. Através da partilha, promoveu-se o seu consumo pela comunidade escolar, salientando-se a ajuda dos alunos do 6º ano e a colaboração dos Encarregados de Educação pelo envio de fruta.
Na Escola Secundária Maria Lamas também decorreu a partilha de fruta entre alunos e professores. Estiveram em exposição cartazes sobre o perigo dos aditivos alimentares. Alguns alimentos expostos no bar foram identificados com etiquetas que informavam sobre o número de calorias de cada um deles.

Estas atividades foram dinamizadas pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, em colaboração com o PPES.



Sem comentários:

Enviar um comentário