segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Educação para a Saúde


Educação para a Saúde


Educação e Saúde são dois pilares indissociáveis do desenvolvimento da pessoa e do progresso de uma sociedade. Assim, a Saúde e a Educação apresentam-se como duas das principais condicionantes do futuro individual e do progresso dos povos onde a qualidade de vida, individual e coletiva, depende essencialmente dos níveis de educação e de saúde. A saúde escolar encontra-se numa posição privilegiada para promover a interação entre as variáveis Saúde/Educação. Neste sentido, cabe a esta área do conhecimento, promover a saúde global das crianças e adolescentes, enquanto escolares, favorecendo o sucesso da aprendizagem através da potenciação de condições favoráveis à sua socialização, ao seu desenvolvimento biopsicossocial e ao seu bem-estar.

      O Projeto de Promoção e Educação para a Saúde tem funcionado como um projeto transversal, multidisciplinar e operacionalizado em articulação com outras estruturas do Agrupamento de Escolas, da Comunidade e dos seus Parceiros.  Este Projeto desenvolve uma forte componente prática no sentido de mobilizar ativamente os alunos em direção aos objetivos propostos pelo mesmo.

Áreas Prioritárias

      -  Alimentação e atividade física.
      -  Consumo de substâncias psicoativas.
      -  Violência em meio escolar.
      -  Sexualidade/educação sexual.
      -  Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/ SIDA.


Finalidades

      - Envolver os Pais/Encarregados de Educação na abordagem da Promoção e Educação para a Saúde.
      - Refletir sobre o papel da família e da escola na educação das crianças e jovens.

      - Sublinhar a importância dos Pais na Educação Sexual dos filhos.

      - Sensibilizar os adolescentes para a forma como expressam/gerem os seus afetos.

Objetivos Gerais

      - Melhorar o estado de saúde global dos jovens.
      - Inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição.

      - Promover a saúde dos jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável e atividade física.

      - Contribuir para a definição de políticas claras em matéria de consumos de substâncias psicoativas.

      - Prevenir o consumo destas substâncias em meio escolar através de debates, sessões de sensibilização e outras estratégias de trabalho continuado com os alunos e envolvendo toda a comunidade educativa.

      - Identificar os vários tipos de comportamentos relacionados com a violência.

      - Promover uma intervenção eficaz baseada em conhecimento.

      - Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre os jovens.
      - Contribuir para a redução das possíveis consequências negativas dos comportamentos sexuais, tais como a gravidez não planeada e as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST).
      - Contribuir para a tomada de decisões saudáveis na área da sexualidade


Objetivos Específicos
     - Sensibilizar a comunidade escolar para as questões da saúde física, mental e social.
    - Sensibilizar para a importância das medidas preventivas visando o melhor estado de saúde.

     - Sensibilizar para a importância do exercício físico, na promoção do seu bem estar.

     - Promover a auto responsabilização dos jovens pela sua saúde.

     - Promover ações de sensibilização que previnam comportamentos de risco.

     - Contribuir para a formação de cidadãos livres, responsáveis e intervenientes no meio em que vivem.
    - Refletir sobre as alterações físicas e emocionais vividas pelos rapazes e pelas raparigas durante a  puberdade e a adolescência.

     - Formar uma ideia ajustada de si mesmos, fortalecendo a autoestima e fomentando a comunicação, a compreensão e o respeito pelos outros.
     - Conhecer o funcionamento do corpo nos seus aspetos básicos e valorizar os hábitos de higiene pessoal, o exercício físico e a alimentação saudável como um benefício para a saúde própria e coletiva.


Conteúdos
Relações interpessoais:
      - Relação com a família.

      - Comportamentos assertivos.

      - Autoestima.

      - Relação com pares.

      - Cooperação e interajuda.

      - Respeito pelos outros.


 Mais informações em : http://www.dgidc.mi
n-edu.pt/

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